Décima edição da Revista Universidade destaca as contribuições da Ufes para a sociedade

10ª edição da Revista Universidade já está no ar e apresenta os avanços da Ufes nos últimos anos. A publicação traz um encarte especial sobre o aniversário de 65 anos da instituição, que mostra o crescimento marcante da pós-graduação e da pesquisa nos últimos anos, bem como o fortalecimento da graduação – a qual ampliou o preenchimento de vagas – e da extensão, que tem atendido dois milhões de pessoas. Em entrevista, o reitor da Ufes, professor Reinaldo Centoducatte, relembra esse histórico e destaca o protagonismo da instituição, apesar de dificuldades e percalços, como os severos cortes orçamentários que a Universidade vem sofrendo.

Reportagens desta edição apresentam as pesquisas da Ufes para melhorar a saúde e a qualidade de vida. Uma delas trata das políticas públicas para as famílias que têm crianças com microcefalia, em decorrência da epidemia de zika vírus. Outro estudo aponta formas de reduzir a quantidade de sódio em biscoito, sem alterar a aceitação do alimento.

Também há, na revista, projetos de pesquisa que abordam a sustentabilidade econômica e ambiental, como o de cultivo de organismos aquáticos, realizado na Base Oceanográfica da Ufes, em Aracruz; e o do desenvolvimento de madeira plástica sustentável com os rejeitos da barragem de Mariana, que se rompeu em 2015.

Estudos indicam ainda contribuições à educação infantil: o primeiro texto mostra que a inclusão de alunos com necessidades especiais deve começar nessa etapa, para que se possa conhecer melhor as particularidades com vistas ao aprendizado; e o segundo apresenta estudo sobre a importância da brincadeira lúdico-agressiva para o desenvolvimento das crianças.

Em relação à cultura, uma reportagem traz pesquisas sobre as sobreposições entre literatura e música. Um exemplo é o estudo a respeito de música nos teatros cariocas. A revista trata também da Biblioteca Central da Ufes, que detém o maior acervo bibliográfico do Espírito Santo, e de seus desafios em tempos de comunicação digital.

Para navegar pelas matérias, acesse o blog da revista: https://blog.ufes.br/revistauniversidade/.

Texto: Lidia Neves
Edição: Thereza Marinho

Tags:

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.