TV Ufes

Uma TV diferente

Criativa, colaborativa e jovem, formada por estudantes, professores e técnico-administrativos com energia para fazer comunicação pública com qualidade. Essa é a TV Ufes, televisão universitária que veio espalhar informação, educação e cultura.

 

TV Ufes

Normas de funcionamento

 

A TV Universitária da Universidade Federal do Espírito Santo, a TV Ufes, foi criada em agosto de 2000. Juntamente com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), a Universidade de Vila Velha (UVV) e as Faculdades Associadas do Espírito Santo (Faesa), sob a gestão da Ufes, foi criado o Canal Universitário de Vitória, veiculado no canal 13 da Operadora de TV a Cabo NET.

A TV Ufes tem por princípio a produção de conteúdo audiovisual de cunho educativo, científico e cultural, em diversos formatos, buscando a experimentação e a interlocução com as atividades de ensino, pesquisa e extensão da Ufes.

Atualmente, divulga seus conteúdos também na internet, por meio do canal de YouTube TelevisaoUfes e pela página do facebook www.facebook.com/tvufes. A TV Universitária da Ufes iniciou um processo de reestruturação em novembro de 2012, e desde então tem atualizado e modernizado seus processos e atuação.

No início de 2016, a Ufes foi vencedora do Edital do Plano Nacional de Outorgas de Radiodifusão Educativa, e foi contemplada com o canal 49 digital para a cidade de Vitória. Desta forma, em breve, estará também disponível em todos os aparelhos de TV.

Sendo assim, descreve-se abaixo a forma atual de funcionamento da TV Ufes.

 

1. Conteúdo

Quanto ao conteúdo, a TV Ufes busca manter uma produção própria, realizada por servidores públicos da área e estudantes que atuam como estagiários, bolsistas ou voluntários. A produção deste conteúdo segue os princípios da radiodifusão pública no país, estabelecidos na Lei nº 11.652/2008, prezando sempre pela qualidade e pela observância dos preceitos éticos.

O conteúdo produzido está em consonância com as diretrizes da Secretaria de Comunicação (Secom) da Superintendência de Cultura e Comunicação (Supecc) da Ufes, que devem ser informadas e chamadas a participar das discussões de novos programas, formatos e iniciativas na TV.

 

1.1 Jornalismo

A equipe de Jornalismo da TV Ufes se reúne semanalmente para a discussão das pautas e assuntos a serem abordados nos programas de cunho jornalístico; que atualmente são o “Ufes na TV” e “Agenda cultural”. Após esta reunião, as pautas são levadas a conhecimento da equipe da Secom, que contribui com o andamento e, a partir daí, é capaz de planejar divulgações e ações conjuntas, visando à comunicação integrada.

 

1.1.1 Pautas

A seleção de pautas começa pelos assuntos de interesse da comunidade acadêmica estudantes, professores e técnico administrativos em educação buscando sempre um equilíbrio de temas que se relacionem a cada um desses públicos em específico. Além das pautas apresentadas pela própria equipe, a TV Ufes incentiva o envio de sugestões

de pautas, que podem ser feitas por e-mail ou por telefone, priorizando a participação da comunidade acadêmica na construção do conteúdo.

A produção jornalística da TV Ufes também procura abordar temas relacionados à comunidade ao seu redor e à sociedade em geral, ultrapassando os limites da Universidade e estabelecendo um canal de comunicação que aborde temas de interesse geral de forma alternativa aos veículos comerciais de comunicação, procurando uma abordagem mais profunda dos assuntos.

 

1.1.2 Seleção de fontes

Quanto à seleção das fontes para cada produção jornalística, a TV Ufes prioriza os especialistas da própria Universidade, visto que são fontes qualificadas para falar sobre os mais diversos temas. A escolha das fontes se inicia por especialistas que tenham pesquisas na área do assunto da pauta; passando pela disponibilidade dos entrevistados e também observada a hierarquia inerente à instituição.

 

A pluralidade das fontes também é um critério importante nos programas jornalísticos da TV Ufes, sendo que, sempre que possível, as produções colhem depoimentos da comunidade sobre o tema em debate. A equipe colhe esses depoimentos no próprio campus e nos bairros vizinhos, tentando abranger a maior diversidade possível e observando questões de gênero, orientação sexual, classe, escolaridade, raça, faixa etária etc.

 

Quando o programa envolve a participação de crianças e adolescentes, a TV Ufes solicita uma autorização de uso de imagem, assinada pelos pais ou responsáveis. Sendo assim, em todas as coberturas jornalísticas, a equipe vai a campo com as autorizações, que serão utilizadas caso forem necessárias.

 

1.2 Conteúdos especiais

A TV Ufes considera “programas especiais” aqueles produzidos por temporadas (sendo que uma temporada equivale a seis episódios), ou de edição única, e que adotam outros formatos que não necessariamente o jornalístico. Neste segmento, podem se encaixar obras ficcionais, documentários, séries; todas seguindo os princípios já especificados. Atualmente, são produzidos os programas Em Verso e TV Ufes apresenta, dedicados à literatura e à música, respectivamente. Os conteúdos especiais são produzidos paralelamente ao Jornalismo, na medida da capacidade de produção da TV.

 

1.3 Produção independente

A TV Ufes está aberta a receber conteúdos diversos de produtores independentes, observados os princípios da radiodifusão pública seguidos pela TV e a qualidade das produções, tanto do ponto de vista técnico quanto do ponto de vista temático.

Os produtores interessados em veicular os conteúdos na TV Ufes devem entrar em contato com a equipe por e-mail ou telefone, manifestando o seu interesse, e assinar uma autorização de exibição da obra na grade da TV Ufes veiculada do Canal Universitário de Vitória, responsabilizando-se legalmente pela produção. A TV Ufes se isenta de quaisquer direitos reclamados por terceiros relacionados à produção, visto que o autorizante é o responsável pela obra como um todo.

A TV Ufes incentiva os estudantes, professores e técnico-administrativos da Ufes a também enviarem as suas produções para serem exibidas no Canal Universitário, observados os princípios e critérios já explicitados.

Além de receber as produções, a TV Ufes também tem como objetivo o estímulo à produção independente, colocando-se à disposição para participar de eventos, debates e divulgar as ações do segmento audiovisual, dentro dos limites de atuação da TV e da sua capacidade de produção, e desde que seja contatada e/ou convidada com antecedência mínima de um mês.

Todas essas solicitações devem ser enviadas formalmente para a Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes e passarão pela avaliação da Supecc/TV Ufes quanto à viabilidade de atendimento.

 

1.4 Coproduções

A TV Ufes está aberta a realização de coproduções em conjunto com a comunidade interna e/ou externa da Universidade, desde que observados os temas prioritários em todas as produções da TV, quais sejam, o cunho educativo, científico e cultural das produções. Entende-se por coproduções as produções realizadas em parceria com entidades, instituições e comunidade universitária, onde ficam expressamente definidas as atribuições de cada partícipe, bem como critérios de realização e cronograma de execução. As solicitações de coprodução devem ser formalizadas junto à Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, com no mínimo dois meses de antecedência, e passarão pela avaliação da Supecc/TV Ufes quanto à viabilidade de realização.

 

1.5 Registro de eventos

A TV Ufes não faz registro integral de eventos. Casos excepcionais devem ser encaminhados formalmente à Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, com no mínimo dois meses de antecedência, e passarão pela avaliação da Supecc/TV Ufes quanto à viabilidade de realização.

 

1.6 Transmissões ao vivo

A TV Ufes não faz transmissões ao vivo de eventos. Casos excepcionais devem ser encaminhados formalmente à Superintendência de Cultura e Comunicação da Ufes, com no mínimo dois meses de antecedência, e passarão pela avaliação da Supecc/TV Ufes quanto à viabilidade de realização.

 

2. Estrutura

2.1 Equipamentos

A TV Ufes dispõe de equipamentos próprios necessários ao desenvolvimento de suas atividades, que devem ser sempre utilizados com a ciência e responsabilidade de um servidor, exclusivamente para fins das produções da TV. A retirada de equipamentos para gravações externas aos campi da Universidade (Goiabeiras, Maruípe, Centro Universitário Norte do Espírito Santo e Centro de Ciências Agrárias) requer a listagem dos itens a serem retirados, contendo número de patrimônio, modelo, quantidade e data de saída e retorno para as dependências da TV.

Os equipamentos não serão emprestados para as atividades de outros departamentos da Universidade, nem de órgãos ou instituições externas.

 

2.2 Estúdio

A TV Ufes utiliza o estúdio do Departamento de Comunicação Social de forma compartilhada com as atividades dos cursos. Sendo assim, a TV Ufes deve agendar previamente, quando necessário, o uso do estúdio com a equipe do Laboratório de Vídeo (Labvídeo). Em contrapartida, a TV Ufes contribui para a estrutura do estúdio, fornecendo tripés de luz e de vídeo, equipamento de iluminação e itens de cenografia. Estes equipamentos ficam no estúdio, sob a guarda e responsabilidade compartilhada com o Departamento de Comunicação.

 

2.3 Guarda e manutenção

Os equipamentos da TV Ufes ficam guardados na TV e no Departamento de Comunicação, em salas com chave, em armários trancados, aos quais têm acesso somente os servidores da TV.

A manutenção de equipamentos deve ser solicitada formalmente junto aos setores responsáveis, não sendo permitido a servidores ou estudantes a manipulação do equipamento por conta própria, visando ao seu reparo.

 

3. Práticas

3.1 Horário de funcionamento

A TV Ufes funciona de 8h às 18h, de acordo com o horário de trabalho de seus servidores. Estudantes (bolsistas ou não) não permanecem desenvolvendo atividades na TV sem a supervisão e acompanhamento de um servidor.

Trocas de horário devem ser previamente combinadas com os responsáveis pela TV Ufes e dependem da aprovação destes. As licenças e ausências previstas em Lei e que são de direitos dos servidores e bolsistas serão observadas.

 

3.2 Ambiente profissional

A observância do horário de trabalho seja de bolsistas ou servidores é fundamental para o bom andamento das atividades. Portanto, todos devem se apresentar ao trabalho no horário e dias combinados, usando vestimentas adequadas e observando o comportamento característico ao ambiente profissional na Universidade.

 

3.3 Divulgação de conteúdos

Nenhum conteúdo produzido pela TV Ufes é divulgado sem a aprovação de um servidor da TV. Estudantes não têm acesso às redes sociais e canais institucionais de comunicação da TV Ufes.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Anexo I

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE EXIBIÇÃO E VEICULAÇÃO DE OBRA AUDIOVISUAL

Pelo presente instrumento, eu, __________________________________, portador(a) de RG nº. ________, inscrito(a) sob o CPF nº. ____________, por ora AUTORIZANTE, residente à ______________________________________________, responsável legal pela obra audiovisual finalizada intitulada ________________________________________________, consinto à Superintendência de Cultura e Comunicação da Universidade Federal do Espírito Santo (Supecc/Ufes), com sede à Avenida Fernando Ferrari, nº 514, Goiabeiras, Vitória, cadastrada no CNPJ sob o nº 32.479.123/000143, por ora AUTORIZADA, a exibição da supracitada obra audiovisual durante a programação de sua televisão universitária, denominado “TV Ufes”. A AUTORIZANTE afirma ter ciência de que o filme comporá a programação da TV Ufes, em data e horário a serem definidos pelo próprio veículo, por tempo indeterminado, visando a difusão da cultura e conteúdos audiovisuais locais.

A AUTORIZANTE declara estar legalmente autorizada a comercializar e a licenciar os direitos de exibição ora cedidos, pelo que assume toda e qualquer responsabilidade sobre a utilização da obra objeto destes termos.

Isenta-se a AUTORIZADA de quaisquer reclamações, de terceiros em geral, relativas à titularidade dos direitos patrimoniais das obras audiovisuais cinematográficas, objeto do presente, bem como no tocante a direitos conexos, sincronização musical e direito de imagem, porventura decorrentes das obras mencionadas neste contrato.

Fica vedado à AUTORIZADA a venda e/ou cessão, no todo ou em parte, bem como quaisquer práticas econômicas e/ou comerciais, da obra objeto destes termos.

Título da obra: __________________________________________________________

Tipo: Longa metragem

( ) Curta metragem

( ) Animação ( ) Documentário ( )

Outras ( ) ______________________________________________________________

Nome do(s) Diretor(es): ___________________________________________________

Ano de produção: __________ Duração: ___________________________

Email:_______________________________________________________________

Telefone: ______________________________________________________________

____________________________________________________

Vitória, ____ de _____________ de ________.

 

-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Anexo II

TERMO DE AUTORIZAÇÃO DE USO DE IMAGEM

Eu, _________________________________________________________, ______________________ (nacionalidade), ______________ (estado civil), ____________________ (profissão), portador da Cédula de Identidade RG nº _________________, AUTORIZO o uso da imagem de ______________________________________________________ em todo e qualquer material entre fotos, documentos e reportagens produzidas pela TV Ufes, destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno desta instituição, desde que não haja desvirtuamento da sua finalidade.

A presente autorização é concedida a título gratuito, abrangendo o uso da imagem acima mencionada em todo território nacional e no exterior, em todas as suas modalidades e, em destaque, das seguintes formas: (I) outdoor; (II) busdoor; folhetos em geral (encartes, mala direta, catálogo, etc.); (III) folder de apresentação; (IV) anúncios em revistas e jornais em geral; (V) home page; (VI) cartazes; (VII) backlight;

(VIII) mídia eletrônica (painéis, videotapes, televisão, cinema, programa para rádio, entre outros).

Por esta ser a expressão da minha vontade declaro que autorizo o uso acima descrito sem que nada haja a ser reclamado a título de direitos conexos à minha imagem ou a qualquer outro, e assino a presente autorização em 02 (dias) vias de igual teor e forma.

Vitória, ____ de ________________, de ______.

_________________________________________________________

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Sintonize

> Canal 13 da Net

> http://video.rnp.br/

facebook.com/tvufes

http://www.video.rnp.br/portal/channel.action?idItem=25205

youtube.com/televisaoufes

 

 

Programas

Programa jornalístico com foco nos eventos, cursos e iniciativas que rolam na Universidade. Envie sugestões de pauta pelo e-mail tvufes [at] ufes.br

Clique aqui para assistir.

 

Espaço para os autores capixabas apresentarem e divulgarem suas obras. Clique aqui para assistir as duas temporadas produzidas.

Tem um livro e quer apresentá-lo no Autoral? Entre em contato pelo e-mail tvufes [at] ufes.br

 

 

Muita música e bandas alternativas capixabas em um programa gravado no Festival Prato da Casa. Clique aqui para assistir.

 

Conheça personalidades que fizeram e fazem parte da construção da Universidade. Série comemorativa dos 60 anos da Ufes.

Clique aqui para assistir.

 

#vemgente

A TV Ufes quer ser uma TV colaborativa e democrática. Um espaço para o desenvolvimento do audiovisual local e uma nova janela de exibição de curtas, videoclipes, programas, documentários, e boas ideias produzidas por escolas, faculdades, coletivos, e por você.

Sua ideia pode passar na TV!

Saiba mais pelo e-mail tvufes [at] ufes.br ou ligue (27) 4009-2384

Jornalista responsável: Camila Fregona - camila.fregona [at] ufes.br

 

Transparência Pública
Acesso à informação

© 2013 Universidade Federal do Espírito Santo. Todos os direitos reservados.
Av. Fernando Ferrari, 514 - Goiabeiras, Vitória - ES | CEP 29075-910