Relatório de Atividades

Nos oito anos da gestão do reitor Reinaldo Centoducatte, a Secretaria de Comunicação da Ufes, instituída Superintendência de Comunicação em julho de 2019 (Resolução nº 22/2019), desenvolveu suas atividades com base nos princípios que regem a Administração Pública segundo a Constituição Federal em seu artigo 37: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência, com especial atenção ao caráter educativo, informativo ou de orientação social da publicidade, dela não podendo constar nomes, símbolos ou imagens que caracterizem promoção pessoal de autoridades ou servidores públicos.

Balizada por esses princípios, a Superintendência de Comunicação (Supec) assumiu como missão criar e desenvolver estratégias e ações de comunicação promotoras de cidadania, fomentando a formação, a produção e a difusão do conhecimento; tendo como meta oferecer suporte para ampliar a divulgação das ações planejadas e executadas pela Administração Central, pelos centros de ensino, pelas pró-reitorias, pelas secretarias e por outras unidades administrativas da Universidade nas diferentes mídias; buscando fortalecer a divulgação das ações de ensino, pesquisa, extensão, gestão e assistência executadas no âmbito da Ufes.

Desse modo, trabalhou-se de forma continuada, visando alcançar os seguintes objetivos:

- Consolidar uma política de gestão da comunicação da Ufes, por meio do fortalecimento de seus canais de comunicação e divulgação já existentes (portal da Ufes na internet, Rádio Universitária, jornal Informa e TV Ufes, entre outros), além da ampliação dos canais de comunicação com seus diversos públicos (mídias sociais, Revista Universidade), promovendo maior interatividade com a comunidade acadêmica;

- Atender uma reivindicação da comunidade universitária por maior transparência da gestão (conhecimento dos procedimentos e decisões) e por maior visibilidade à produção acadêmica, científica, cultural e artística realizada pelo corpo docente, técnico e discente;

- Fortalecer a marca Ufes, reforçando para os públicos externo e interno o conceito de uma instituição de excelência e que busca a inovação, ao mesmo tempo em que agrega o diferencial de se tornar mais inclusiva, moderna e participativa;

- Reforçar a imagem da Universidade como instituição dedicada à promoção dos direitos humanos e do desenvolvimento social, econômico e cultural em sua área de influência;

- Promover maior interatividade com a comunidade acadêmica; e

- Reafirmar a posição da Ufes como Universidade referência em qualidade do ensino, produção científica e gestão, em todas as iniciativas de comunicação e linguagens (jornalística e publicitária, compreendendo audiovisual, fôlderes, folhetos, perfis em mídias sociais/internet, coberturas e transmissões ao vivo, ações presenciais e eventos).

No relatório anexado abaixo, destacam-se as ações implementadas nas diversas áreas da Comunicação no período de 2012 a 2019 com o propósito de concretizar as metas propostas.

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